Com o bloco comemorativo que aqui reproduzimos, o Hrvatska Pošta comemora os cento e vinte e cinco anos desde a introdução do trem na cidade adriática de Rijeka (antigo Estado Livre de Fiume); serviço que permaneceu em operação de 1899 a 1952.
Segundo explica o especialista em conservação e restauração de metais Jan Mark Novalija:

“Na segunda metade do século XIX, Fiume começou a assumir as características de um grande porto e centro industrial. Em 1873, uma nova linha ferroviária vinda de Zagreb anunciou o ‘período de ouro’, que duraria até o início da Primeira Guerra Mundial. Com a rápida urbanização ao longo da costa, tentou-se conectar as áreas periféricas ao centro da cidade usando carruagens e ônibus. Apesar desses esforços, a administração municipal cada vez mais considerava a introdução de bondes como uma alternativa moderna”.

Esse meio de transporte foi introduzido em 1899. Em 07 de novembro daquele ano, ao longo de um percurso de quatro quilômetros de Rijeka ao Silurificio, oito veículos partiram para o primeiro percurso cerimonial dos novos bondes elétricos. O preço do bilhete era de 10 soldos. O serviço operava das 7h às 22h e só foi descontinuado, como afirmamos precedentemente, em 1952.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

A novidade filatélica emitida no dia 22 de janeiro, com valor facial de 2,60 euros, conta com trabalho do designer Ariana Noršić.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui