Glenn Miller nasceu no Iowa, EUA, em 1 de março 1904. Aos 11 anos, com o dinheiro conseguido ordenhando vacas, conseguiu comprar seu primeiro trombone e entrou para a orquestra da cidade de Grant City, no estado de Missouri.

Em 1923 ele entrou na faculdade de Colorado, onde estudava para se tornar músico. Acabou abandonando o curso, decidido a tocar um estilo mais popular do que o ensinado na Academia. Foi nesta época que compôs sua música mais famosa, Moonlight Serenade.

(Carimbo Comemorativo)

Nos anos seguintes trabalhou como músico de estúdio e acompanhou diversos nomes do jazz em turnês pelos EUA. Em 1935, fez sua primeira aparição no cinema, no filme The Big Broadcast of 1936, como membro da Ray Noble Orchestra.

Em 1938 conquistou o sucesso ao lançar discos pela RCA, uma das principais gravadoras da época. A revista Time certa vez afirmou que:

“em cada uma das 300 mil jukeboxes nos EUA há um disco de Glenn Miller”.

No auge do sucesso, em 1942, Miller resolveu se alistar como voluntário do exército americano para ajudar as tropas durante a Segunda Guerra Mundial. Como já tinha 38 anos, não foi mandado para os campos de batalha. Foi recusado pela Marinha, se alistou como brigadeiro do Exército e acabou nas Forças Aéreas, onde fez trabalhos administrativos e comandou uma banda.
Na Inglaterra chegou a gravar trilhas para propagandas do exército americano e uma série de discos no lendário estúdio Abbey Road – a última gravação que conduziu.

(Carimbo Comemorativo)

Em 15 de dezembro de 1944, viajava com sua banda da Inglaterra para a França, para animar uma festa para soldados que haviam vencido a batalha em Paris. Durante uma tempestade o avião onde viajava Glenn e sua banda desapareceu e nunca foi encontrado. Miller deixou a mulher e dois filhos adotados um ano antes. Na época especulou-se que o avião havia sido abatido por engano por um caça inglês, informação nunca confirmada.
Glenn Miller gravou, no curso de sua carreira, mais de 120 canções como músico de estúdio ou líder de banda e até hoje suas composições são lembradas e executadas em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui