A emissão, que hoje resenhamos, é dedicada à escultora Prune Nourry, nascida em 1985, na capital francesa. Lançado no último dia 16 de outubro, pela autoridade postal francesa (La Poste), o novo selo tem valor facial de 2,32 euros e tiragem de 450.000 exemplares. A concepção gráfica deste ficou por conta de Jean-François Aimé e Étienne Théry.

(Carimbo Comemorativo)

A artista multidisciplinar, protagonista desta novidade filatélica, utiliza materiais como argila, madeira, bronze e vidro. A escultura é a espinha dorsal de seu trabalho, em torno da qual ela cria performances, filmes e instalações. Sua colaboração com especialistas, artesãos e cientistas alimenta o processo criativo.
Em 2021, através do “Projeto Fênix”, ela retoma a tradição do retrato e da intimidade entre a artista e a modelo, convidando oito pessoas cegas a posar. De olhos vendados, sem nunca vê-las, ela cria os bustos por meio do tato e da escuta. Durante as sessões de pose, ela registra o passado delas e fotografa suas mãos, cujas linhas de vida também simbolizam a história. Esse projeto nasce de uma experiência muito pessoal: para tratar o câncer, ela passou por quimioterapia; um dos possíveis efeitos colaterais é a perda de um sentido essencial para ela, o tato.
A artista escolheu como referência uma estudante, Aïcha, cega; por isso, como podemos observar na obra “Linha de Vida”, retratada na vinheta do selo, a mão está em relevo e os textos estão em braille. Branco como os moldes de gesso, este lançamento demonstra que é possível viajar através do tato e enxergar muito além dos olhos.

Antes da conclusão da presente publicação, vejamos um vídeo promocional deste lançamento da filatelia francesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui