Harry S. Truman, nasceu em Lamar, no dia 08 de maio de 1884.

Juiz de profissão, porém, antes desta função pública, foi chefe dos correios em Grandview (MO) de 1914 a 1915.

Na seara política tornou-se senador do Partido Democrata pelo Missouri, em 1934. Vice-presidente desde 1944, sucedeu o filatelista Franklin D. Roosevelt na Presidência do país em 1945m sagrando-se o (33.º presidente.

Para forçar o Japão à rendição, no final da Segunda Guerra Mundial, ordenou o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroxima e Nagasáqui.

Durante a Guerra Fria, tentou se opor à expansão da União Soviética mediante uma política de “contenção”, reafirmando o papel hegemônico que os EUA haviam começado a desempenhar no contexto internacional durante a Segunda Guerra Mundial.

A sua “Doutrina Truman”, formulada em 1947, assegurou ajuda financeira e material aos países ameaçados pela União Soviética (especialmente à Grécia e à Turquia), sendo complementada com o Plano Marshall de auxílio à Europa Ocidental.

O programa de auxílio e desenvolvimento, concretizado em 1949, foi o equivalente aos anteriores no âmbito do Terceiro Mundo. Simultaneamente, agrupou os países ocidentais num bloco militar com a criação da Nato (1949). A entrada dos EUA na Guerra da Coréia (1950-1953) fazia parte também da sua política contra o comunismo. Na política interna, permitiu que Joseph R. McCarthy efetuasse uma desmedida perseguição aos comunistas e aos seus supostos simpatizantes. Dwight D. Eisenhower foi eleito seu sucessor na Presidência do país.

Faleceu em Kansas City, no dia 26 de dezembro de 1972.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui