Os Correios de Singapura (SingPost) lançaram, no dia 09 de outubro último, a série composta de cinco selos comemorativos, que ilustra nossa postagem de hoje, para homenagear os 165 anos do serviço postal local.

(Carimbo Comemorativo)

Estes novos selos, com valores faciais que variam de 60 centavos a 1,50 dólares de Singapura, destacam a evolução dos serviço postal em Singapura, desde suas origens coloniais até seu status atual como uma cidade globalmente conectada.
Tal realidade levou Neo Su Yin, CEO da SingPost, a observar que:

“De origens humildes, os serviços postais evoluíram para uma rede global que conecta Singapura às pessoas e empresas ao redor do mundo. Hoje, O SingPost está abraçando a mudança e inovando para o futuro, continuando a desempenhar um papel vital em nossa sociedade, oferecendo serviços essenciais relevantes para a nação”.

Os selos, ilustrados pelo designer Wong Wui Kong, representam momentos significativos na história postal de Singapura, vejamos:

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

O Patrimônio Colonial (60 c): No início do século XIX, o correio era predominantemente administrado pelos militares quando os britânicos chegaram pela primeira vez. Como o posto avançado colonial prosperou, a demanda por serviços de correio aumentou. Em 1858, um departamento postal independente foi formalmente estabelecido para gerenciar um volume de correio cada vez maior. Na virada do século 20, Singapura já havia florescido em uma próspera porta de entrada para o Extremo Oriente. O correio e a comunicação por cabo estavam transitando pela cidade portuária para chegar às principais cidades do mundo.
A Primeira Entrega Aérea Chega (80 c): Em 1919, o primeiro correio aéreo pousou em Singapura. O biplano Vickers-Vimy fez uma parada na ilha enquanto estava em rota da Inglaterra para a Austrália. Cartas que voavam com ele até tinham seu envelopes estampados com um carimbo local. Surpreendentemente, foi uma década mais tarde em 1928 que o primeiro correio aéreo oficial voou direto da cidade para Londres. Depois que a Segunda Guerra Mundial terminou, os serviços de voo regulares foram retomados e um novo aeroporto em Paya Lebar foi inaugurado em 1955 para atender ao crescente tráfego aéreo. Um ambiente econômico em expansão alimentou ainda mais o crescimento dos serviços de correio aéreo e correio.
Fazendo Cada Entrega Contar (90 c): Os primeiros códigos postais foram introduzidos em 1950, com a ilha sendo demarcada em vinte e oito distritos. O rápido desenvolvimento nas décadas seguintes triplicou o número de setores para oitenta e um. Com isso, os códigos postais que costumavam estar em códigos de dois dígitos foram ajustados para códigos de quatro dígitos em 1979 e, posteriormente, para um sistema de seis dígitos em meados dos anos 90. Em 1992, a administração postal foi totalmente corporatizada no Singapore Post.
Integrando Novas Tecnologias (US$ 1,15): O início do novo milênio abriu o caminho para um novo Centro de Processamento de Correio em Eunos, que possui uma instalação automatizada de classificação de cartas e encomendas. A mudança de estilos de vida e o cenário de negócios em evolução também anunciam uma nova geração de agências de correios, equipadas com quiosques de autoatendimento 24 horas para o público aproveitar os serviços essenciais a qualquer hora do dia. Uma estação de armário inteligente de auto-ajuda, conhecida como POPStation, foi lançada em 2013 para atender às crescentes demandas de um segmento crescente de clientes de comércio eletrônico.
Um Futuro Mais Inteligente e Sustentável (US$ 1,50): O SingPost adotou a tecnologia para se manter à frente e construir um futuro mais inteligente, altamente conectado e mais sustentável por meio da inovação. Na frente da sustentabilidade, as estações de correios e lojas de varejo já deixaram de oferecer sacolas de polietileno aos clientes para acabar com a dependência do uso de plástico. O SingPost também tem como objetivo converter totalmente sua frota de veículos com motor de combustão interna em scooters elétricos e vans até 2026, como parte de suas metas para reduzir a emissão de carbono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui