Bernhard Carl Trautmann, mais conhecido como Bert Trautmann, foi um jogador de futebol e treinador alemão, nascido em Bremen, no dia 22 de outubro de 1923.
Trautmann iniciou sua carreira tardiamente, com vinte e cinco anos. A explicação para isso é simples: ele viveu os anos da Segunda Guerra Mundial, tendo se alistado na Luftwaffe como Fallschirmjäger (paraquedista). Lutou durante três anos na Frente Oriental, ganhando cinco medalhas, incluindo uma Cruz de Ferro. Mais tarde, foi transferido para a Frente Ocidental, onde acabou sendo capturado pelos britânicos quando a guerra já se aproximava do fim. Um dos noventa soldados a sobreviver de um regimento de mil homens, acabou sendo transferido como prisioneiro de guerra para o campo em Ashton-in-Makerfield, Lancashire. Após recusar uma oferta de repatriação, e ser libertado em 1948, acabou se estabelecendo em Lancashire, combinando o trabalho agrícola com o de goleiro do St Helens Town.
Suas atuações no pequeno St Helens Town acabaram chamando a atenção dos maiores clubes do país. Em outubro de 1949, assinou contrato com o Manchester City, que disputava a Primeira Divisão. A decisão de contratar um ex-paraquedista da Luftwaffe gerou protestos por parte dos torcedores, tendo sido assinado uma lista com vinte mil nomes contra sua contratação. Com o tempo, porém, acabou sendo bem acolhido pela torcida do City.
Foi eleito o melhor jogador do campeonato inglês do ano de 1956, ganhando fama por sua atuação na final da Copa da Inglaterra do mesmo ano.
Depois de aposentado, o que ocorreu em 1964, trabalhou como treinador e, na Alemanha Ocidental, como desenvolvedor de jovens talentos no esporte. Faleceu, em 19 de julho de 2013, em sua casa na Espanha, em La Llosa, uma localidade perto de Valência.

O selo que o homenageia e que aqui reproduzimos, foi emitido no dia 05 de outubro último, pelo Deutsche Post. A novidade filatélica, com valor facial de 1,95 euros, apresenta o goleiro, em uma foto da Picture-alliance, editada por Andreas Ahrens. Na imagem o homenageado está apoiado na trave, de cócoras, em uma pose pensativa e observadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui