O Canadá é o lar de duas populações de baleia azul. A população atlântica que vaga pelas águas do leste e a população do Pacífico que está localizada na outra costa do país.
A baleia azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho pertencente à ordem dos cetáceos. Com até 30 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de peso, é o maior animal que já existiu.

O Canada Post emitiu, em 2010, o selo definitivo de alto valor ($ 10), que ilustra esta postagem, medindo 128 mm x 48 mm, onde podemos ver, na vinheta, este animal majestoso. A emissão tem algumas peculiaridades, dignas de referência.

O nome científico da criatura marinha está escrito em micro impressão podendo ser visto nas linhas onduladas/curvas no selo.

(Selo submetido a luz ultravioleta)

Além disto, um grande aglomerado de krill (o alimento preferido das baleias), juntamente com um mergulhador, foram introduzidos usando tintas de marcação invisíveis, adereços que só podem ser vistos sob luz ultravioleta.
Cabe observar, em apertada síntese, que a tintas empregada na impressão desta peça filatélica reage à luz negra pertencendo, portanto, ao grupo dos efeitos fotoluminescentes, já que têm propriedades físico-químicas que as tornam luminosas em algumas circunstâncias. As tintas “luz negra” produzem fotoluminescência em reação à luz ultravioleta.
Não é a primeira vez que mostramos este tipo de efeito no âmbito da filatelia. Já fizemos isto, por exemplo, quando resenhamos, aqui no Blog, uma emissão chinesa de 2019, uma belga de 2021 e outras duas canadense de 2018 e 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui