Por conta das perdas humanas e materiais sofridas na Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido abriu as suas fronteiras para trabalhadores provenientes da Comunidade Britânica de Nações a partir de 1948, como forma de possibilitar os trabalhos de reconstrução.
A “Windrush Generation”, cabe destacar, é o nome dado à primeira geração de trabalhadores negros originários das colônias inglesas no Caribe (Índias Ocidentais) que aportou em Londres, em 1948, a bordo do navio Empire Windrush.
Estes passageiros, muitos dos quais veteranos de guerra, desembarcaram no porto de Tilbury, em 21 de junho daquele. Desde então até 1972, mais de 500 mil cidadãos da Commonwealth tomaram a mesma decisão.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

A emissão postal, que hoje resenhamos, lançada pelo Royal Mail, no último dia 22 de junho, apresenta-nos exatamente esta imigração histórica, que comemora, no ano em curso 75 anos.
A série composta de oito selos, que aqui reproduzimos, retratam interpretações pessoais dos artistas envolvidos na confecção da emissão e mencionam os seguintes temas:
✅ chegadas, educação e escolas aos sábados (dois selos de primeira classe no valor de 1,10 libras, respectivamente criados por Kareen Cox e Tomekah George – imagem destacada);
✅ música e festas, vida profissional e cotidiana (selo no valor de 1,00 libra por Bokiba e Emma Prempeh – imagem destacada);

✅ ativismo político e protestos pacíficos, esportes (selo no valor de 2,00 libras, novamente por Emma Prempeh e Bokiba);

✅ comida e mercados, áudio e dança (selo no valor de 2,20 libras, novamente por Kareen Cox e, desta vez, Alvin Kofi).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui