O Royal Mail, autoridade postal da Grã-Bretanha, divulgou ontem, dia 08 de fevereiro, os primeiros selos postais, já com a imagem do Rei Charles III, após sua ascensão ao trono ocorrido em setembro do ano passado.

A imagem do novo “selo definitivo”, destinado ao uso diário, é composto apenas pela cabeça do monarca, o seu valor facial e um código de barras. O mesmo estará à venda em todo o Reino Unido, a partir de 04 de abril.
A imagem, que foi aprovada pelo próprio monarca, é adaptada da efígie oficial que aparece nas novas moedas do Reino Unido depois que ele sucedeu sua mãe, a Rainha Elizabeth II.
Elizabeth, que era filatelista, faleceu em 08 de setembro, após um recorde de 70 anos à frente do trono.
Os varejistas continuarão a vender os selos existentes com a imagem da falecida Rainha e serão fornecidos com os novos quando os estoques atuais do Royal Mail acabarem, como já dissemos noutra postagem.

O artista britânico Arnold Machin criou a efígie da rainha para cunhagem decimal na década de 1960 e, em seguida, projetou os selos definitivos com sua imagem, que se tornou um símbolo icônico do Reino Unido em todo o mundo.

O novo design mostra Charles voltado para a esquerda, como todos os monarcas britânicos fizeram em selos desde que o “Penny Black” foi emitido como o primeiro selo postal do mundo, em 1840, sob a Rainha Victória.
O Rei Charles, porém, quebrou uma tradição secular ao optar por não usar uma coroa, sobre sua cabeça, com podemos ver.

Selos anteriores com a falecida Rainha Elizabeth II e a Rainha Vitória mostravam-nos a soberana usando um diadema de diamante que foi criado para a coroação de George IV, em 1821.

Selos com monarcas masculinos, incluindo Edward VII, George V, Edward VIII e George VI, apresentavam uma coroa em algum lugar dos selos – mesmo que não fossem vistos usando-a.
A imagem de Charles é uma versão adaptada de um retrato do escultor britânico Martin Jennings, criado por encomenda da Casa da Moeda Real para as novas moedas do Reino Unido, que já estão em circulação.
O executivo-chefe do Royal Mail, Simon Thompson, disse que os selos britânicos são únicos por não terem o país de origem impresso neles, “já que a imagem do monarca é suficiente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui