Peter Carl Fabergé (Пе́тер Карл Фаберже́), nascido em São Petersburgo, aos 30 de maio de 1846 e falecido em Lausana, aos 24 de setembro de 1920, foi um famoso joalheiro russo de origem franco-dinamarquesa.

Especializou-se na confecção de obras com motivos de arranjos florais, grupos humanos e animais. Passou entretanto para a história pelos seus famosos ovos de páscoa, conhecidos como Ovos Fabergé realizados para a família imperial russa, e que o tsar oferecia anualmente aos seus familiares.

Os Ovos Fabergé eram verdadeiras obras-primas do segmento da joalheira. Produzidos com uma combinação de materiais como ouro, prata, níquel, paládio, cobre e platina, que eram utilizados em proporções variadas a fim de produzirem diversas cores, utilizando-se das técnicas de esmaltagem plique-à-jour. Esses ovos, hoje, são disputados por colecionadores ao redor do mundo. Seus feitos também influenciaram os pais de crianças pobres a presentearem também seus filhos, porém com ovos de aves decorados.

Fabergé e seus ourives desenharam e construíram o primeiro ovo em 1885. Ele foi encomendado pelo czar Alexandre III como um presente de Páscoa para sua esposa Maria Feodorovna.

Exteriormente ele parecia um simples ovo de ouro esmaltado, mas ao abri-lo, revelava-se uma gema de ouro, que dentro de si possuía uma galinha, que por sua vez continha um pingente de rubi e uma réplica em diamante da coroa imperial.

A imperatriz Maria ficou tão impressionada com o presente, que Alexandre acabou por nomear Fabergé como o “fornecedor da corte” e passou a encomendar um ovo por ano, sob a determinação de que este fosse único e contivesse uma surpresa. Seu filho, Nicolau II, deu sequência à tradição e anualmente presenteava sua esposa, Alexandra Feodorovna.

Cinquenta ovos imperiais foram produzidos para os czares Alexandre III e Nicolau II, ademais, outras dessas joias também foram encomendadas por membros da nobreza russa.
Assim que um tema era escolhido, uma equipe de artesãos – dentre os quais Michael Perkhin, Henrik Wigström e Erik August Kollin – começava a trabalhar no projeto. Dezenas de clientes particulares apareceram, em razão da fama despertada pelos ovos imperiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui