Paulo VI foi o 262.º Papa da história. Ele governou a Igreja Católica durante cerca de 15 anos, entre 1963 e 1978.

Nascido em 26 de setembro de 1897, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini era natural da cidade de Concesio, na Itália.
Desde cedo, mantinha uma ligação com a Igreja. Entrou para o seminário em 1916, aos 19 anos. Foi ordenado padre em 1920. Depois estudou na Universidade Gregoriana, na Universidade de Roma e na Pontifícia Academia Eclesiástica.

Montini ocupou cargos importantes na Cúria Romana e desenvolveu funções de confiança dos Papas Pio XI e Pio XII. Este último o nomeou Arcebispo de Milão.
No conclave de 1958, mesmo sem ser ainda cardeal, Giovanni Montini recebeu vários votos. O sucessor de Pio XII acabou sendo João XXIII, que o nomeou cardeal. No dia 21 de junho de 1963, Giovanni Montini foi eleito Papa.

Devoto de Maria, publicou três encíclicas marianas e expressou seu carinho pela Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora Aparecida em 1967, quando enviou uma rosa de ouro para a Basílica de Aparecida. O presente foi dado em função do jubileu de 250 anos do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba.

Paulo VI também promoveu importantes diálogos com o mundo.

Foi o primeiro Papa a viajar de avião e também o primeiro a visitar os cinco continentes.

Foi, também, o primeiro Papa a conversar com o líder da Igreja Anglicana e o primeiro, depois de muitos séculos, a conversar com dirigentes das diversas Igrejas Ortodoxas do Oriente.

Em 1970, sofreu um atentado nas Filipinas.
Paulo VI publicou 12 exortações apostólicas e sete encíclicas. Entre as mais conhecidas estão Evangelii Nuntiandi, sobre a evangelização, e Humanae Vitae, sobre o controle da natalidade, que se tornou de referência para a Igreja Católica nas questões sobre aborto, esterilização e métodos contraceptivos.

Faleceu no dia 06 de agosto de 1978 e foi sucedido por João Paulo I. O processo de beatificação de Paulo VI começou em 1993.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui