O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotada por diversas nações do oriente que seguem o calendário lunar chinês, bem distinto do modelo ocidental.

As diferenças entre os dois calendários fazem com que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data (móvel) diferente do calendário ocidental.

O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e Buda, em agradecimento, os transformou nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

Desta forma, 2017 é o ano do galo, consoante apresentado aqui no Blog, filatelicamente falando, noutra postagem.
O ano 2018, por sua vez, é o Ano do Cão, e começará em 16 de fevereiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui